O Uso da Morte

Primeiro devo dizer por que era importante a morte nesse projeto. Foram três os motivos inicias para eu tomar essa decisão.
1º As pessoas sabem podem morrer a qualquer momento, porém o nosso cérebro tem defesas quanto a essa certeza, se vivêssemos pensando que cada segundo poderia ser o ultimo certamente enlouqueceríamos. Sendo assim nos acostumamos a pensar que sempre há um depois, sempre vamos ter a chance de fazer o que deixamos passar, mas as vezes esse pensamento é mais prejudicial do que benéfico. Então eu morrendo, perto do meu aniversario, quanto todos dizem as vezes tão vaziamente “Muitos anos de vida”, talvez percebessem que muitas vezes nos podamos, e nos enganamos e que a vida é curta para isso.
Não acho que seja necessário viver cada segundo como se fosse o seu ultimo, mas acho extremamente importante ser sincero consigo mesmo, não se negando aquilo que mais queira fazer, não deixando de dizer o que acha importante. Buscando fazer o máximo para não se arrepender de ter deixado algo passar.
2° A morte chama atenção, causa impacto. Uma noticia como a morte para nós, gera uma quebra no automatismo, quebra a rotina. As questões metafísicas e físicas sobre a morte, principalmente se for a de alguém que você tenha conhecido, tira a banalidade que a vida e a morte ganham na rotina de cada dia. E esse deslocamento e esse choque te fazem ver as coisas de um modo diferente, e essa situação causa uma fragilidade, te desarma em um primeiro momento. E desperta a curiosidade, você quer uma explicação, vai querer saber como, por que, quando.
A curiosidade, chamar atenção para o que eu queria propor, se tornaria mais fácil ganha uma grande expressividade usando dessa estratégia. Colocar a pessoa em uma situação de incertezas e bater de frente com o imutável. O finito.
3° o terceiro motivo é continuação do segundo. Ao saber da minha morte as pessoas iriam querer buscar respostas, e ao lerem meus últimos textos, as questões que eu queria levantar, ganham uma importância que só a morte pode dar. Elas se tornam mais importantes, pois foram as ultimas palavras, os últimos pensamentos...
E esperava com isso, estar presente no pensamento de todos durante os dias da minha morte, vivessem alguns dias com as questões que considerei importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inicio

Feliz 7 anos

Mensagens que recebi após revelar que estava vivo.